Astrologia, cursos de astrologia

Curso de Formação em Astrologia Ocidental

Definição de Astrologia Ocidental

"Tal como o macrocosmo é o microcosmo", diz o antigo aforismo, base da Astrologia.


Dentro de uma visão filosófica do pensamento Astrológico, o universo interior do homem é habitado por um sol, uma lua, planetas e estrelas, pulsando na mesma cadência e ritmo com o movimento do universo lá fora.


A Astrologia pode ser definida como um sistema de interpretação, que possui aspectos de arte, filosofia e religião. De maneira simplificada, ela estuda as correspondências entre os astros celestes e as situações na Terra e no interior da psique humana, e quais serão suas possíveis influências no comportamento e no destino do homem.


A principal ferramenta do Astrólogo é o Mapa Astral ou Mapa Natal, onde a posição dos planetas no exato momento do seu nascimento fornecerá subsídios básicos para o desenvolvimento de vários tipos de interpretação, no uso de uma linguagem universal baseada em símbolos.


A Astrologia atualmente se divide em diversos seguimentos, sendo que os principais são: Astrologia mundial, Vocacional, Empresarial, Médica e Psíquica.

 

 

Breve Histórico da Astrologia


Origem:

Supostamente na Suméria, por volta de 4.000 a.C., no reinado de Assurbanipal, teria sido escrita a primeira efemérides (tabelas onde constam a posição dos astros em determinadas épocas do ano). As previsões permitiram o estabelecimento de um calendário agrícola, outro de cerimônias religiosas, além de prever a sorte do soberano e do Estado, e todos os fatos importantes da vida pública.

Todas as civilizações da Antigüidade praticavam atividades astrológicas e astronômicas. Para estes povos a Astrologia era considerada uma ciência sagrada. Quando a caça cedeu seu lugar à agricultura, o conhecimento da dinâmica dos astros revelou-se de vital importância como instrumento de orientação ao plantio, cultivo e colheita, Foi a primeira Astrologia, chamada agricultural ou natural, em que o sol e lua eram vistos.

As raças nômades dos vaqueiros davam ênfase à lua, por causa do período de vida animal, para acasalamento e procriação.

As raças agrícolas davam ênfase ao sol, em vista dos ciclos da vegetação, o sol era o doador da vida. 

 

Atualidade:

Nos dias de hoje, a Astrologia volta a ser estudada com seriedade, os antigos conceitos passam a ser revistos à luz da ciência moderna, despertando interesse nas mais variadas áreas, como a Psicologia, Medicina, Agronomia, Química, Física, entre outras.

No Brasil, no ano de 2004 a Universidade de Brasília - UnB desenvolveu uma pesquisa inédita no campo da Astrologia comprovando seus resultados. Uma delas, com cem voluntários que forneceram dados para elaboração do Mapa Astral, comprovou uma média de 95% de acertos na descrição da personalidade sugerida pela posição dos astros no momento do nascimento. Pesquisadores da UnB querem justamente acabar com esse ceticismo que existe em relação a Astrologia e provar que a Astrologia é uma ciência. Em 2004 foi criado na UnB um software astrológico adequado à pesquisa acadêmica.

Definição